A riqueza da Igreja

 


Fonte: Agnus Dei

Autor: Prof. Carlos Nabeto


Já no Antigo Testamento Deus ordenou a Salomão que lhe construísse um Templo com os materiais mais preciosos: ouro, prata, cedros do Líbano etc. Ordenou até que o sangue dos bodes e de outros animais sacrificados fosse recolhido em vasos de ouro puríssimo. Ora, se o sangue de bodes devia ser recolhido em vasos de ouro, por que o Divino Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo deveria ser colhido em vasos miseráveis? Seria o sangue de Cristo menos precioso que o sangue de animais?


Qualquer desses protestantes, seus companheiros de trabalho, ao receber uma visita mais respeitável, oferece o que tem de melhor em sua casa.


Por que, para Deus, não deveríamos ofertar o que há de melhor?

A Deus devemos oferecer, sim, o melhor do que temos.


O argumento de que Cristo, quando veio nos remir, viveu pobremente, não é válido para condenar as riquezas das igrejas. Do contrário, como Cristo nos veio remir com, além da pobreza, a dor e a cruz , deveríamos continuar a torturá-lo.


Ademais, quando Cristo nasceu em Belém, os pastores lhe levaram suas riquezas: as ovelhas que tinham. E os Reis levaram-lhe mirra, incenso e OURO! Logo, no Evangelho se nos ensina que devemos dar ouro a Deus.


E Cristo tinha uma túnica sem costura, tão preciosa que os soldados não a rasgaram para dividí-la entre si, mas jogaram dados para ver a quem ela caberia.


A Igreja Católica tem muitos filhos, e é natural que os filhos contribuam para o sustento de sua Mãe. Por isso a Igreja, no decorrer dos séculos, acumulou riquezas com as quais sempre manteve inúmeras obras de misericórdia. A igreja mesmo no jornal Observatorio Romano mostra todo ano o balanço da igreja, onde o dinheiro foi investido, neste ano de 2002 mesmo a igreja gastou mais que recebeu, ficando em vermelho, sera que mesmo assim pode-se dizer que ela é Rica? E o dinheiro dos protestantes, sera que eles mostram onde estao sendo colocados? Quais sao as obras assistenciais que possuem?Tenho um amigo que trabalha nos vicentinos e leva todo mes cestas basicas a inumeras familias protestantes, que digamos tb que mal agradecem ou ainda tem a coragem de pedir mistura.... ai vemos tb a himildade desses protestantes.


Recentemente, a TV mostrou como certa Igreja protestante recolhia dinheiro aos sacos para seus pastores... E mais recentemente outro pastor muito conhecido foi acusado de manter orgias num verdadeiro palácio que possui na Cantareira.


Todas essas acusações contra o ouro do Vaticano, na verdade, manifestam apenas o ódio contra a única Igreja de Cristo: a Igreja Católica Apostólica Romana, nossa Mãe e nossa Glória.


1: "Por que a Igreja se tornou um Estado político?

E argumenta dizendo:

"Cristo afirmou que seu Reino não era deste mundo"."Cristo deu a seus discípulos um poder espiritual e não humano".


2 - Você diz não concordar também com a Guarda Suiça no Vaticano porque, "não quis ser defendido pela espada de Pedro".


Respondemos a você, na caridade, visando elucidar a questão. E, para facilitar sua compreensão, começaremos respondendo a suas objeções escriturísticas.


Não é certo dizer que Cristo não quis ser defendido pela espada de Pedro, porque, se assim fosse, Ele teria dito a Pedro que lançasse fora a espada. Cristo não mandou a Pedro se desfazer da espada. Em vez disso, Cristo ordenou a Pedro que guardasse a espada, porque quando Cristo já não estivesse no mundo, Pedro deveria usá-la como seu representante contra quem ferisse com o ferro: "Quem com o ferro fere, com o ferro será ferido". Se no Horto, Cristo mandou Pedro guardar a espada, era porque, naquela situação, Pedro não podia representar Cristo, que estava presente, e porque -- como você notou -- convinha que Ele morresse na cruz para nos redimir.


Que Cristo não condenou o uso da espada está claro por várias outras passagens da Sagrada Escritura. Por exemplo, quando Nosso Senhor disse: "Agora, quem não tem uma espada, que venda seu manto e compre uma". Ao que Pedro contestou: "Eu tenho duas. E Cristo lhe respondeu: É suficiente" (Lucas, XXII 36 - 38).


E a Tradição sempre interpretou essas duas espadas de Pedro como sendo os dois poderes do Papa: o espiritual e o material. (Também cristo não condenou o uso profissional da espada pelos soldados, visto que não ordenou ao centurião que deixasse sua profissão. ).


Quando você nos escreve dizendo que "Cristo deu a seus discípulos um poder espiritual e não humano" fica clara sua dificuldade maior que o leva a ter uma opinião errada sobre o problema. Repare que você fala em "poder espiritual e não humano". Ora, essa colocação do problema faz do poder espiritual algo que não seria humano.


Sua maneira de expressar acaba opondo o humano ao espiritual. E isto não está certo, porque tudo o que é humano é espiritual e material, ao mesmo tempo, visto que o homem é um ser composto de corpo e alma.


Você me diria que a Igreja é só espiritual ? Não creio, porque dizer isso seria cair em heresia. De fato, são os gnósticos, antigos e modernos, que afirmaram que a Igreja é só espiritual e, por isso, invisível.


Cristo -- Deus e homem ao mesmo tempo -- fundou não uma Igreja pneumática (espiritual) e sim uma Igreja visível, que tem estruturas materiais e que é reconhcível pelos homens. Por isso, ele compara a sua Igreja a um edifício, e coloca para ela uma pedra fundamental -- que é Pedro, representante visível de Cristo na História.


Portanto, o poder dado por Cristo a Pedro era um poder espiritual e material, ao mesmo tempo, porque a Igreja Católica é também divina e humana. Sua cabeça é Cristo e o espírito Santo é a alma da Igreja, mas ela tem membros humanos e existe encarnada na História. Por isso Cristo deu a Pedro "as chaves do reino dos Céus" e não a chave.


A Igreja, sociedade divina e humana tem então, como Cristo, espírito e matéria. Porque não há oposição contraditória entre o espiritual e o material, como afirmam os gnósticos. A matéria foi criada por Deus e é boa.


Por isso também Cristo quis receber dos Reis um tributo de mirra (símbolo da dor e do sacrifício) incenso (símbolo da adoração) e ouro (símbolo da riqueza). Então, os gibelinos, protestantes e modernistas erraram ao dizer que a Igreja tem que ser pobre, sem ter nada de riqueza, porque Cristo aceitou riquezas dos reis, tinha bolsa durante sua pregação na Terra, e possuía uma túnica tão rica -- por ser inconsútil -- que os soldaos sortearam-na e não a dividiram como haviam feito com suas outras roupas.


Portanto, é certo que a Igreja não é puramente espiritual e o poder que Pedro recebeu de Cristo não era só espiritual. Era um poder divino para ser usado para os homens que tem corpo e alma.


É verdade que Cristo declarou solenemente que seu Reino não era deste mundo. O Reino de Cristo, propriamente, é o dos céus. Esse Reino é também a Igreja, visto que Ele anunciou que seus contemporâneos veriam o Reino. A Igreja, reino de Cristo, não é deste mundo, mas está neste mundo. Por isso, ela é obrigada a ter bens, para fazer a caridade, e desde o seu início os Apóstolos estabeleceram diáconos para cuidar desetes bens e fazer a caridade. Veja como isto está contado nos Atos dos Apóstolos (VI).

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem