Breve reflexão sobre Maria

 


Autor: Giovana Alves da Cunha


Junto à cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas e Maria Madalena. Então Jesus, vendo sua mãe e perto dela o discípulo que Ele amava, disse à mãe: "MULHER, EIS O TEU FILHO!" Depois disse ao discípulo: "EIS A TUA MÃE!


Se ela estava junto à cruz de Jesus, certamente estivera em Jerusalém e se assim esteve presenciou toda Paixão de seu Filho, os clamores: "Barrabás, Barrabás!"; sua flagelação, ser coroado de espinhos, coberto de escarros, viu seu corpo despido fremir na cruz, viu os soldados repartirem suas vestes e tirar à sorte a túnica. Também ela bebeu o cálice amargo.*


Ao chamá-la de "mulher", de modo algum Jesus quis diminuir sua maternidade, nunca negaria o valor de sua mãe como mãe, queria sim preservá-la naquele momento de ser reconhecida como a mãe do cruzificado e de tudo que ela poderia vir a sofrer com isto; também assim a chamando de "mulher"estava restituindo de dignidade todas as mulheres, que todas pudessem ser mulheres como Maria sua santa mãe.


DEUS em nada necessitaria de Maria, mas se assim quis precisar: esperando o seu Sim para conceber seu Filho, ficando em seu ventre por 9 meses, recebendo todo aconchego e educação dela e de José, esperando dela o sinal para o início de sua vida pública, contou com sua presnça junto à cruz, seu corpo ao descer da cruz repousou nos braços de sua mãe, e também quis que em cenáculo quando o Espírito de DEUS viesse sobre a Igreja nascente ali estivesse Maria.


Mas não fomos nós regenerados pela "palavra de Deus viva e eterna"(1Pd 1,23)? Não nascemos nós "de DEUS"(Jo1,13)?, renascidos "da àgua e do Espírito"(Jo 3,5)? Se Paulo, que é servo de Cristo, pode afirmar aos seus: "Fui eu que vos gerei em Cristo, mediante o Evangelho?(1Cor 4,15), quanto mais pode dizê-lo Maria??? Quem mais do que ela pode fazer suas as palavras do Apóstolo: "Filhinhos meus, que eu novamente dou à luz na dor"(Gl 4,19).*


Grande sempre será nossa admiração ao refletirmos as grandezas de DEUS, toda sua misericórdia e os caminhos que ELE tem para semeia-la, o caminho que DEUS quis semeiar a salvação foi pelo ventre de uma mulher, a qual quis tê-la como mãe, honrá-la como mãe e se na terra teve tanto amor para com ela, também no céu há de ter, porque tudo o que DEUS faz é para sempre.



(*)Raniero Cantalamessa

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem