Maria, a morada da Santíssima Trindade

 



Fonte: Exsurge Domini
Autor: Rogério Hirota

Maria é uma extraordinária, bem aventurada e bendita mulher, eleita desde o inicio dos tempos por Deus (Gen 3,15) para ser aquela que esmagaria a cabeça da serpente fonte de todo o mau e pecado, foi a grande acolhedora da Palavra do Senhor, demontrando quando recita seu Magnificat, que é uma junção de varias passagens do Antigo Testamento.

Analisando bem, chamar Maria de conhecedora da palavra é um termo dificil de se relacionar com seu tempo, onde segundo a tradiçao judaica, a mulher não tinha acesso as Sagradas Escrituras, só tinham o contato quando os maridos lhe falavam ou quando os mestres da lei iam em sua casa ensinar aos filhos. Por isso Maria é a mulher guiada sempre pelo Espirito de Deus, cheia de graça e muito acima do seu tempo em termos religiosos.

Trilhando este caminho entramos na exegese de Lucas 1:27-28, muito usado pelos protestantes para desprezar Maria fazendo interpretações que fazem uma alusão a um pseudo menosprezo de Jesus a sua mãe. Vejamos a passagem:

Lucas 11, 27-28 Enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram! Mas Jesus replicou: ANTES bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!

Vemos que Jesus não faz aqui um menosprezo a sua mãe, mas se utiliza do grau da admiração da mulher fazendo com que ela entenda assim o grande valor e amor que devemos ter à Palavra do Senhor, e por isso que Jesus faz uso da palavra " Antes ", para se fazer uma comparação e não diminuir. Podemos nos utilizar de uma facil metafora transportando para os dias de hoje assim:

-Você gosta de chocolate?

-Eu adoro chocolate, mais ainda de sorvete.

Você se utiliza nesta frase do grande apreço que tem por chocolate para mostrar como gosta mais ainda de sorvete.

Assim fez Jesus utilizando da admiração da mulher, para se colocar como é importante e maior termos respeito e amor a Palavra de Deus.

E se ainda, analisarmos bem a Bíblia, Maria foi como aquela que guardou a Palavra em sua total plenitude, foi a que mais seguiu este conselho, e fica até facil entender esta co-relação que jesus quis fazer entre sua mãe e a palavra do Senhor.

Vejamos estas passagens:

Jo 14,23 Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada

Jo 14,21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele.

Jesus nos disse anteriormente que "antes bem aventurado" os que ouvem a palavra e guarda, fazendo uma comparação com Maria e há de convir muito justo porque ela é nosso maior exemplo, a mulher que amou ao Senhor no extremo, guardou a Palavra em sua totalidade e plenitude, porque guardou, acolheu dentro si o Verbo de Deus, a palavra de Deus (cf. Jo 1,1 ; Jo 1,14) atraves de seu consentimento, seu sim a Deus (cf. Lc 1,38).

Em Maria se cumpre totalmente, de modo nunca visto, o que Jesus disse em Jo 14,21.23 em que o Senhor se manifesta e faz morada em quem guarda a palavra, Maria foi morada da Santissima Trindade e nela Deus se manifestou.

Maria foi morada de Deus na qual se manisfesta com sua graça, quando o anjo aparece a Maria e a chama de Cheia de Graça (em latim gratia plena = plena da graça), nos revela que o Senhor já fazia nela sua morada (cf. Lc 1,3,) e que assim estava isenta do pecado, a impureza nos afasta de Deus (Apo 21,27).

Estar cheia de graça é estar intimamente ligada com o Senhor e se confirma nas santas palavras do anjo diz " O Senhor é contigo " (cf. Lc 1,28)

Maria com seu consentimento, seu "sim", aceita a palavra prometida no Antigo Testamento e que se fez carne dentro de seu ventre, é a assim a grande manisfestaçao do Senhor ( cf. Lc 1,37 ), ser a Théotokos, Mãe de Deus e Nosso salvador (Lc 1,42)

E por fim, é no acontecimento do Cenáculo em que se completa o misterio da morada da Trindade Santa, onde o Espirito Santo desde e se manisfesta em forma de linguas de fogo (Atos 2,1-2).

Maria é assim a morada da Trindade, a grande acolhedora da palavra. Aquela que amou a Deus em plenitude e Ele se manifestou e fez morada conforme disse Jesus.

Agora vem o questionamento, Jesus errou em comparar o amor a palavra de Deus com Maria? Em usar o grande elogio, admiração e amor àquela que o amamentou com o amor e observância da palavra de Deus?

É claro que não, porque está intimamente ligado, num misterio grandioso, o amor à Maria e a palavra porque Maria é sim o maior exemplo, porque amou a palavra que se manifestou e fez morada dentro da imensidão do Senhor, ou seja, na Santíssima Trindade.


© Livre para cópia e difusão na íntegra e com menção do autor

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem