Despontar da Idade Média

 


Autor: John Nascimento


O «Bizâncio doirado» brilhou com vigor no Oriente, e o Imperador Justiniano procurou retornar o Império à sua primitiva glória.


Mas no Ocidente surgiram a guerra e as pragas.


O Papa Gregório salvou a Itália, enviou missionários para os Anglo- Saxões e assegurou a continuação da civilização Romana na Idade Média.


.........................


Em 27 de Dezembro do ano 537, o Imperador Justiniano subiu ao púlpito da recentemente inaugurada Igreja da Sagrada Sabedoria de Constantinopla, também conhecida como Santa Sofia, ou Hagia Sofia (palavra grega de «Sagrada Sabedoria»).


A lenda diz que, assim que chegou ao púlpito, o Imperador levantou os braços perante a magnífica cúpula e exclamou :


- «Dou Glória a Deus que me deu a mim a honra de terminar este trabalho. Salomão, eu ultrapassei-te !».


Na verdade, nunca antes tinha sido feito tão grande projecto, nem se tinha completado tão magnificente obra.


Só a nave era de 83 X 36 metros; do cimo da secção central estava suspensa a cúpula com 36 metros de diâmetro.


A maravilhosa construção da Hagia Sofia, em conjunto com a sua sumptuosa decoração interior, fazia as maravilhas do Império Bizantino.


Um poeta da região, escreveu :


- «Uma vez que alguém assenta os pés neste lugar sagrado, nunca mais deseja sair dele, mas com os olhos encantados, anda de uma lado para o outro, voltando a sua cabeça em todas as direcções.»


O Imperador Justiniano, considerava o edifício de Hagia Sofia, ou a Igreja da Sagrada Sabedoria, como o maior triunfo da arquitectura. Ele não se poupou a despesas com os materiais e pagava uma moeda de prata em cada dia a cada um dos trabalhadores.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem