O Batismo de Teodósio I

 


Autor: John Nascimento


Aelia Flacilla, a primeira esposa de Teodósio Magno, está imortalizada nesta admirável estátua. Um ano depois da sua morte, em 386, Teodósio Magno casou com Galla, irmã de Valentiniano II, que foi Imperador do Ocidente de 375 a 392.


Este Teodósio I, também conhecido como Teodósio Magno, foi um homem que teve um profundo impacto na luta contra o paganismo, depois de Juliano Apóstata.


Nascido de uma família importante perto de Toledo, na Espanha, aproximadamente no ano de 346, foi educado como cristão.


Seu pai, um homem ligado à Corte, foi morto em 376.


Antes da sua execução, tinha sido baptizado.


Quando Teodósio soube da morte de seu pai, deixou o seu posto de general do exército e voltou para a sua família em Espanha, onde permaneceu até que o Imperador Graciano em 378 o nomeou general na fronteira depois da derrota do exército romano, comandado pelo Imperador Valens, contra os Godos na batalha de Andrianópole.


Graciano convidou-o para seu co-imperador em 379.


A sua campanha contra os Godos foi tão importante que Graciano o nomeou Imperador do Império de Leste em 19 de Janeiro de 379.


Em 381, com 34 anos, adoeceu gravemente e, pensando que ia morrer, aceitou o Baptismo.


Depois de recuperar, pensou que o Baptismo lhe tinha restituído a saúde e acreditava firmemente que sem o Baptismo ele teria sido condenado eternamente pelos seus pecados.


Fez a paz com os Godos em 382 e, em 387 derrotou o usurpador Magnus Maximus que tinha derrubado em 388 Graciano, co-imperador de Teodósio


Enquanto esteve no Império de Oeste, Teodósio foi uma grande ajuda de Santo Ambrósio, arcebispo de Milão, recebendo dele enorme influência e encorajamento na liquidação dos elementos mais afectos ao paganismo e na criação de um estado Ortodoxo Cristão.


Em 391 os templos pagãos foram fechados e as práticas pagãs foram proibidas.


Teodósio trabalhou para reduzir a presença e a influência do Arianos, expulsando-os do governo, e fechando as suas Igrejas.


Ele era um devoto Cristão e um firme crente no Concílio de Niceia contra o Arianismo de Oeste.


Teodósio declarou o Cristianismo, tal como foi praticado pelos bispos de Alexandria e de Roma, fiéis ao Concílio de Niceia, a religião oficial do Império.


Em 392 cometeu um crime para de algum modo evitar o culto aos deuses pagãos.


Por terem sido mortas 700 pessoas na desordem civil de Tessalónica, foi excomungado por S. Ambrósio, pelo que deveria fazer penitência em ordem à absolvição.


Sob o seu patrocínio tinha sido convocado o Concílio de Constantinopla em 381 contra o Arianismo.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem