Entendendo a história de Caim e Abel

 



Fonte: Escola da Fé, II Sagrada Escritura

Autor: Prof. Felipe Aquino


Lendo a narração da morte de Abel por seu irmão Caim (Gen. 4,1-6) vemos que o autor já supõe um estado avançado da humanidade, onde os homens já domesticam os animais, Abel é pastor e já cultivavam a terra; Caim é agricultor (Gen 4,2). É o periodo neolítico da humanidade. Caím funda uma cidade (Gen. 4,14), tem medo de se encontrar com outros homens que o possam matar , etc.


Baseados nestes traços literários, os estudiosos dizem que o autor sagrado relatou um fraticídio ocorrido nos tempos de Moisés, século XIII aC (Nm 24,21) para mostrar que quando o homem se afasta de Deus, ele se torna perigoso para o próprio irmão. Assim, não se pode dizer que Caim e Abel seja filhos diretos dos primeiros pais e nem era intenção do autor sagrado afirmar isso.


Disto tudo vemos que não tem sentido a pergunta: "Com quem se casou Caim:?". Se o assassinato de Abel é datado do século XIII aC, então nesta época já haviam homens sobre muitos lugares da terra.


Note se também que Gen. 5,4 diz que Adão e Eva tiveram outros filhos, neste caso, pode se entender também que Caim tinha com quem se casar, ainda que fosse com uma irmã de sangue, o que não era impecilho na antiguidade. Esta é uma alternativa para quem não aceita a tese anterior.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem