Entendendo os Setenta Povos

 


Fonte: Escola da Fé, II Sagrada Escritura
Autor: Prof. Felipe Aquino

Depois do dilúvio o Gênesis apresenta uma tabela de 70 povos descêndentes de Noé e de seus filhos Sem, Cam e Jafé ( Gen. 10, 1-32 ) e, em Gen 11, 1-9, o episodio da torre de Babel com profundo sentido religioso.

Os filhos de Jafé dão origem aos povos da Ásia Menor e das ilhas do Mediterrâneo, até o litoral da Espanha. Os filhos de Cam ocupam a região Sul: Egito, Etiópia, Arábia e Canaã. Os filhos de Sem habitam a região da Mesopotâmia e a Arábia. Os 70 povos são descêndentes de Noé.

Note que para os antigos, o número 70 era símbolo da Plenitude. O autor sagrado não quer com isso indicar a origem das raças, como se estas tivessem começado após o dilúvio, com Noé. Assim, Jafé seria o pai da raça branca; Cam, da raça negra e Sem o da raça amarela. A bíblia nada afirma acerca da origem das raças, pois não é este seu proposito.

A tabela de Gen 10 quer indcar a unidade de origem de todos os povos, embora espalhados pela terra. Esta mentalidade de origem comum e de fraternidade entre os homens não havia na literatura dos outros povos antigos; os estrangeiros costumavam ser encarados como barbaros e desprezados.

Esta unidade de todos os povos já queria significar desde longe, que todos os homens são chamados à salvação, que vai acontecer com Abrãao (Gen 11,10-26) e sua desc6endencia até Cristo.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem