Autor: John Nascimento
A Jerusalém - Cidade Nova é um centro comercial e industrial de muita importância e continua a crescer com grande rapidez.
No século XIX foi muito desenvolvida e já tem embaixadas, escolas, hospitais, ensino secundário e superior e uma Universidade árabe; e há também escolas para diferentes nacionalidades.
Aqui as ruas são largas e há o bulício como de qualquer outra cidade do mundo moderno.
A Capital
A maior parte da economia de Jerusalém destina-se à missão governativa.
Panorâmica de toda a cidade
1. Gólgota.
Hoje Igreja do Santo Sepulcro
2. Área residencial, rica.
Hoje, Governo de Israel.
3. Parte Ocidental.
Hoje o Muro Ocidental.
4. Entrada Principal.
Hoje, Mesquita Al-Aqsa.
5. Porta por onde Jesus
Entrou.
Hoje, Porta de oiro.
Na encosta da parte Ocidental da cidade ergue-se o Knesset (Parlamento Israelita), acabado de construir em 1966.
Ali perto está também o novo centro do governo, chamado Hakirya (a cidade), que é um conjunto de edifícios ou departamentos do governo, incluindo o do Primeiro Ministro.
O Supremo Tribunal de Israel e o Ofício do Presidente são na parte Ocidental de Jerusalém, onde está também localizado o Rabinado Principal, isto é, a suprema autoridade religiosa da Comunidade dos Judeus em Israel.
Jerusalém – Cidade Nova é também o quartel geral da Agência judaica e da Organização Zionista Mundial, uma associação dos Judeus espalhados por todo o mundo.
Um proeminente edifício com uma torre a assinala-lo, é a Associação Cristã dos Jovens - YMCA - (Young Men's Christian Association).
Este edifício é o quartel geral de todos os YMCA espalhados por todo o mundo.
E, da sua torre se desfruta uma maravilhosa paisagem sobre a cidade antiga e moderna de Jerusalém.
Um dos mais notáveis Institutos de Educação é a Universidade Hebraica com mais de 20.000 estudantes.
Há também o Museu de Israel, um complexo de novos edifícios, situados num dos mais célebres pontos da cidade.
Entre eles está o Museu Arqueológico; o Museu Nacional de Bezael, uma colecção de tesouros antigos e modernos; o Santuário ou relicário do Livro onde se guardam os Rolos do Mar Morto, escritos bíblicos descobertos perto de Jerusalém.
A Nova Jerusalém tem muitos Yeshivot (escolas de estágio religioso), lugares de sinagogas e muitas Igrejas cristãs e Instituições religiosas.
A Sinagoga moderna de Hadassah - Universidade Hebraica do Centro Médico, tem 12 Vitrais da autoria de Chagall, representando as 12 tribos de Israel.
Há um Zoo Bíblico (Jardim zoológico) onde se encontra uma grande colecção dos animais mencionados na Bíblia com a sua respectiva relação com a Bíblia inscrita em cada jaula.
Postar um comentário