Mãe de Deus, A Maternidade Divina

 


Fonte: Exsurge Domini

Autor: Rogério Hirota


Um dos principais ataques das seitas contra Maria é em relação a sã doutrina de sua maternidade(Maria Mãe de Deus), pois não conseguem entender como Deus pode ter mãe se é o criador de tudo, mas esta duvida só ocorre devido a dificuldade de interpretar a Sagrada Escritura, ou melhor ainda, usarem durante a leitura da Biblia bloqueadores mentais para que enxerguem somente o que convém a sua fé, estes bloqueadores são colocados pelas seitas em suas falsas doutrinas.


Mas se buscarmos tanto na Bíblia, na lógica e na história vemos que isso é uma realidade presente na fé cristã, seria possível que a Igreja desde seu início nos primeiros séculos poderia conter erros em sua doutrina?


Não, nem nos primeiros séculos e nem hoje existe erro no ensino da Igreja, porque se afirmamos que existe erro chamamos a Jesus de mentiroso, pois nos promete em varias passagens que estaria conosco até o fim dos tempos e que as portas do inferno não prevaleceriam sobre ela:


Mateus 16,18 "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela."


Mateus 28,20 "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo. "


Vejamos nossa fé explicada em três pontos:


1- Sentido Bíblico


No início do Evangelho de Lucas temos as maiores provas de maternidade divina de Maria:


Lucas 1, 31-33 " Eis que conceberás e darás à luz um FILHO, e lhe porás o nome de Jesus.Ele será grande e chamar-se-á FILHO DO ALTÍSSIMO, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim."


Vemos claramente Lucas fazendo a relação materna de Maria, "darás a luz um Filho", com as palavras do anjo.


Oras, quem é que dá a luz ao filho? Não é a Mãe?


Se o anjo diz que Maria terá um filho, será sua mãe e Ele se chamará Filho do Altíssimo, quer dizer, Maria é Mãe daquele que será chamado por todo o sempre Filho de Deus ou a segunda pessoa da Santissima Trindade.


Não está claro? É o anjo Gabriel, o mensageiro de Deus (cf. Lc 1,26), que nos afirma e portanto é o proprio Deus que sela a veracidade da doutrina Theotókos (Mãe de Deus).


Lucas 1, 41-43 "Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou CHEIA DO ESPÍRITO SANTO. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a MÃE DE MEU SENHOR?"


Nós cremos que a Sagrada Escritura é a palavra de Deus, escrito por homens inspirados pelo Espirito Santo, ora se podemos confiar nas Palavras inspiradas pelo Espirito Santo, porque não crer nas Palavras de alguém cheia do Espirito Santo? Por acaso alguém cheio do Espirito Santo, pode proclamar alguma mentira?


Se Isabel, cheia do Espirito Santo diz que Maria é a Mãe do meu Senhor, a Mãe de Deus, e a palavra Senhor era somente atribuido a Deus, porque nós também não podemos proclamar isso em nossa vida?


Lucas 2, 6-7 "Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz SEU FILHO PRIMOGÊNITO, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria."


Lucas 2, 9-12 Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: HOJE VOS NASCEU na Cidade de Davi um Salvador, QUE É O CRISTO SENHOR. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.


Novamente vemos o anjo do Senhor, o mensageiro de Deus proclamando uma verdade de fé.


Primeiramente vemos Lucas afirmando MARIA DEU A LUZ A SEU FILHO, e o anjo reforça, HOJE VOS NASCEU O CRISTO SENHOR, lembra da atribuição de Isabel? Mãe do meu Senhor? Isabel se refere a Deus, Pai e Criador, agora o anjo reforça Cristo é o Senhor, é Deus, portanto Maria é Mãe de Deus. Não está explicito? Somente os que se negam a enxergar esta verdade é que se colocam contra a Igreja Católica, e fazendo isso nega a propria autoridade da Bíblia. Se os protestantes negarem a autoridade da Biblia, aonde então podem se apoiar em materia de fé?


Lucas 2, 33-34 "SEU PAI E SUA MÃE estavam admirados das coisas que dele se diziam. Simeão abençoou-os e disse a MARIA, SUA MÃE: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições"


Lucas 2, 25-26 "Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro VER O CRISTO SENHOR".


Aqui quem confirma a maternidade de Maria é Simeão, será mesmo que existe algo errado aqui? Simeão chama Maria de Mãe de Jesus e a ele foi revelado que não morreria sem ver ao Cristo Senhor, portanto Simeão afirma claramente, Maria é Mãe do Cristo, o Verbo que se fez carne e é Deus (cf. Jo 1,1-3).


Temos ainda algumas afirmaçoes de Lucas chamando Maria e José de "pais" de Jesus:


Lucas 2, 41 Seus PAIS iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa.


Lucas 2, 43 Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus PAIS o percebessem.


Lucas 2, 48 Quando eles o viram, ficaram admirados. E SUA MÃE disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição.


Lucas 2,51 Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. SUA MÃE guardava todas estas coisas no seu coração.


Se Maria foi apenas uma "barriga de aluguel" como afirma os protestantes e a ela nunca poderia ser atribuida a Maternidade Jesus porque Lucas que escreveu seu Evangelho muito depois da ascensão de Jesus aos céus, chama Maria de "Sua Mãe"?


Lucas estaria pregando já primeiro século um erro doutrinario?


Dizer que Maria não é Mãe de Jesus portanto Mãe de Deus não é o mesmo que chamar o Evangelho de mentiroso? Mais uma contradição protestante!


Vemos também que não só Lucas chama Maria de Mãe de Jesus, como também afirma João Evangelista:


João 2, 1 Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a MÃE DE JESUS.


João 2, 3 Como viesse a faltar vinho, A MÃE DE JESUS disse-lhe: Eles já não têm vinho.


Na verdade são muitas passagens que João afirma a Maternidade de Maria, mas fiquemos somente com estes para uma breve reflexão.


Agora temos, um versiculo lindo na qual Jesus mesmo nos dá sua mãe:


Jo 19,26-27 "Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho.Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.".


Jesus Cristo diz a seu discípulo: "aí está tua mãe" e não "cuida da minha mãe", "olha minha mãe" ou "aí esta a minha mãe". Não. Jesus Cristo foi muito claro, eis aí A TUA MÃE, ou seja, vai e toma ela como sua mãe, um detalhe bonito é ver que Jesus não o chama pelo nome, como se fosse uma missão somente dele, e João confirma ao dizer que estas palavras são ditas "ao discipulo", ou seja ,os autênticos discípulos de Jesus devem fazer o mesmo que João, levar Maria para sua casa como sua Mãe.



2- Sentido Lógico


Se usarmos a lógica, vemos o seguinte:


Uma mãe, quando gera o filho, gera na verdade seu corpo a sua alma é dom e dádiva de Deus, o sopro de Deus, ou seja é Deus quem gera a alma.


Se isto é uma verdade, Maria gerando o corpo de Jesus, então Maria é Mãe de Deus, porque a maternidade não se dá na criação do Espirito e sim no material, no corpo humano.Neste caso Deus não criou o espirito, mas Ele mesmo em Espirito e Verdade tomou Maria como mãe para que lhe desse seu corpo humano, ou seja humanidade.


Portanto, Maria não criou o Deus, divino, supremo e infinito mas gerou seu corpo e sua humanidade, assim como a mãe gera o corpo de seu filho e não o seu espirito que também é eterno e é criado por Deus.


3- Sentido Historico


Uma das orações mais antigas, chama Maria de Mãe de Deus, pede sua intercessão em oração e também a chama de casta, virgem. Isso não é negar a propria historia do cristianismo pelos protestantes?


Fonte: Revista "Pergunte e Responderemos" nº 457.


Em 1917 a Biblioteca John Ryland, de Manchester (Inglaterra) adquiriu no Egito um pequeno fragmento de papiro de 18 x 9,4 cm (Ryl. III,470), cujo conteúdo foi identificado em 1939; é o texto de uma oração dirigida a Maria Santíssima invocada como Theotókos (=Mãe de Deus) no séc. III. Quando em 431 (séc. V) o Concílio de Éfeso proclamou Maria Theotókos, fez eco a uma tradição cujo primeiro termo conhecido remonta a Orígenes (243 dC). A Oracao é a seguinte: "Sob a tua misericórdia nos refugiamos, Mãe de Deus! Não deixes de considerar as nossas súplicas em nossas dificuldades. Mas livra-nos do perigo, única casta e bendita! "


E também temos de levar em conta a devoção dos reformadores da Maria, oras os protestantes de hoje então negam a origem do protestantismo? Concorda?


Se a negação a tudo que se refere a Maria não aparece com os reformadores a partir de 1517 com a Reforma de Lutero, isso quer dizer que é uma doutrina recente criada por homens pseudos-inspirado pelo espirito, que não é santo, porque o Espirito Santo não revela uma verdade e depois uma outra totalmente oposta. O Espirito de Deus não é espirito de confusão!!


Veja algumas frases dos reformadores:


"Proclamava uma tão grande dádiva de Deus, que não era lícito silenciá-la...Reconhecemos que este dom foi altamente honroso para Maria. De boa vontade, seguimo-la como mestra, e, obedecemos aos ensinamentos e preceitos da Virgem" ( Calvini Opera 45,38) ( Obra de Calvino 45,38)


"Peçamos a Deus que nos faça compreender bem as palavras do Magnificat... Oxalá Cristo nos conceda esta graça por intercessão de sua Santa Mãe! Amém. (Martinho Lutero, "Comentário do Magnificat").


"O Filho de Deus fez-se homem, de modo a ser concebido do Espírito Santo sem o auxílio de varão e a nascer de Maria pura, santa e sempre virgem. (Martinho Lutero, "Artigos da Doutrina Cristã")



"Maria é digna de suprema honra na maior medida." ("Apologia da Confissão de Fé de Augsburg", art. IX).


"Não podemos reconhecer as bênçãos que nos trouxe Jesus, sem reconhecer ao mesmo tempo quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhê-la para Mãe de Deus." (João Calvino, Comm. Sur l’Harm. Evang.,20)


"Firmemente creio, segundo as palavras do Evangelho, que Maria, como virgem pura, nos gerou o Filho de Deus e que, tanto no parto quanto após o parto, permaneceu virgem pura e íntegra." (Zwinglio, em "Corpus Reformatorum")


"Um só Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, nascido da Virgem Maria." (art. IX da Apologia da Confissão de fé de Augsburg Documento muito importante do Luteranismo)


"Esta é a consolação e a transbordante bondade de Deus, que Maria seja sua verdadeira mãe, Cristo seu irmão, Deus seu Pai... Se acreditares assim, então estás de verdade no seio da Virgem Maria e és seu querido filho." (Lutero, Kirchenpostille, ed. Weimar, 10.1, p. 546.)


"Por isso em uma palavra compendia-se toda a sua honra: quando se a chama mãe de Deus, ninguém pode dizer dela maior louvor. E é preciso meditar em nosso coração o que significa ser mãe de Deus." (Lutero, Comentário ao Magnificat, de 1521, [FiM95], pg.1121. Sermão, 1522:WA 7,572)


"Ninguém nunca se esqueça de invocar a Virgem e os santos pois eles podem interceder por nós." (Lutero, Prep. ad mortem)


"Quem são todas as mulheres, servos, senhores, príncipes, reis, monarcas da Terra comparados com a Virgem Maria que, nascida de descendência real (descendente do rei Davi) é, além disso, Mãe de Deus, a mulher mais sublime da Terra? Ela é, na cristandade inteira, o mais nobre tesouro depois de Cristo, a quem nunca poderemos exaltar bastante (nunca poderemos exaltar o suficiente), a mais nobre imperatriz e rainha, exaltada e bendita acima de toda a nobreza, com sabedoria e santidade" (Lutero, Comentário ao Magnificat)


"Maria é digna de suprema honra na maior medida." (art. IX da Apologia da Confissão de fé de Augsburg Documento muito importante do Luteranismo)


Com tudo isso vemos que cada vez mais, a doutrina vai se corrompendo, aqueles que se dizem defensores da verdade e afirmam que a Igreja corrompeu a sã doutrina, por fim são os maiores destruidores do Evangelho e doutrina de cristo, o exemplo claro é este que acabamos de mostrar, os reformadores honravam, amavam e pediam a intercessão de Maria, os protestantes hoje possuem idéias totalmente contrárias, devido as divisões e interpretações pessoais.


Se hoje com 486 anos da Reforma Protestante, seus ensinamentos se perderam com o tempo, imagine daqui a 100, 200 anos? Hoje existem 35,000 seitas protestantes, segundo a enciclopedia cristã Abril, de origem protestante, cada uma pregando uma doutrina e uma verdade e a cada dia surgem mais e mais interpretações, até seitas que defendem o aborto, anticoncepcionais, homossexualismo, por isso os protestantes mais céticos já entendem que se continuar este sem-fim de divisões e interpretações o abrigo para os cristãos, assim como é hoje, só estará na Igreja Católica.


Sobre a "Bible League," o dr. Booth (protestante) diz:"Se as agressões às Escrituras continuarem, virá o tempo quando quem for fiel a Deus terá um REFÚGIO, e será a IGREJA CATÓLICA ROMANA".


O reverendo dr. A. S. Crapsey, escrevendo a "Free Religious Association":"A maioria das denominações protestantes estão retornando, voltando para os CATÓLICOS. Eles estão perdendo sua liderança intelectual por não manter passo com os estudiosos. O PROTESTANTISMO seguirá e obedecerá a lei da gravitação, desintegrará,e assim perderá todo o poder ".


O bispo metodista, Dr. Seliew,:"O espírito do protestantismo está declinando na América com o PROGRESSO DO CATOLICISMO. Está morrendo, e logo será uma COISA do PASSADO".


2003 © Livre para copia e difusão na integra e com menção do autor.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem