São Paulo, Apóstolo e Pastor

 


Autor: John Nascimento


Quando nós lemos as Cartas de S. Paulo, podemos ver como muitas vezes ele vive em situações muito semelhantes às nossas.


A Igreja Católica dos nossos dias debate-se com os mesmos problemas da Primitiva Igreja, de modo que a mensagem do Evangelho e dos escritos de S. Paulo continuam hoje actuais como dantes.


As cartas de S. Paulo podem-nos ajudar a encontrar resposta para os complexos problemas dos nossos dias.


No princípio o Cristianismo era conhecido como “A Via”, a que S. Paulo várias vezes faz referências.


Depois da conversão de S. Paulo, o perseguidor chamava “A Via” aos seguidores de Jesus Cristo e S. Paulo passou o resto sua vida a proclamar uma nova “Via”, como uma exigência de um convertido.


- “Persegui de morte esta VIA, algemando e entregando à prisão homens e mulheres”. (Act.22,4).


- “...Pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, se encontrasse homens e mulheres que fossem desta VIA, os trouxesse algemados para Jerusalém”. (Act.9,2).


Então, os cristãos eram os que seguima a Via, isto é, o Caminho, ou o Cristianismo.


S. Paulo foi antes de tudo e principalmente um Pastor, cuja missão era a de fundar, desenvolver e manter as comunidades cristãs.


A sua teologia cresceu do seu desejo de ajudar as comunidades e de descobrir uma nova “Via”, um novo caminho de vida cristã.


O trabalho de S. Paulo, depois de criar as comunidades foi de lhes dar a ajuda que precisavam, para que se desenvolvessem numa sociedade hostil e indiferente.


Onde quer que ele fosse, ele convidava as pessoas a entrarem numa “nova criação” – para viverem “em Cristo”, em que as velhas práticas sociais, culturais e religiosas (e os valores que as informavam) eram substituídos por uma nova visão cristã.


Isto significava uma transformação dos valores do mundo ( os adoradores da cruz), e um novo caminho e um novo serviço de amor.


As Cartas de S. Paulo lembram-nos a importância dos modelos, para os quais ele frequentemente exortava os outros a imitá-lo, tal como ele imitava a Cristo.


Enquanto nós devemos aprender a prática da boa doutrina, segundo o Magistério da Igreja, ao mesmo tempo devemos ser fiéis na fé da vida cristã.


Os nossos modelos mais recentes, são todos aqueles que, fiéis à doutrina cristã, viveram uma vida de fé ardente e heróica e foram considerados santos pela Igreja.


As cartas de S. Paulo lembram-nos também que devemos viver o nosso tempo como uma contíua história da vida da fé e da vida da Igreja.


Podemos ser tentados pelo comodismo ou pela prática de actos que nos afastam do bom caminho, mas a Igreja tenta encorajar-nos segundo os ensinamentos da Escritura, de que S. Paulo é um autêntico modelo, como foi um incansável Apóstolo e Pastor.


Finalmente, as Cartas de S. Paulo demonstram como, nas palavras do Vaticano II, a Igreja está no mundo moderno.


A Igreja é parte do nosso dia-a-dia num caminhar para o futuro.


Segundo as Cartas de S. Paulo, Cristo trabalha na nossa vida presente para que possamos transformar o mundo.


Quando as nossas vidas se transformam para darmos um verdadeiro testemunho da nossa fé, damos o nosso melhor contributo para a formação da nossa família, da nossa sociedade e do nosso mundo.


Devemos, portanto tentar descobrir a melhor valia, abraçá-la, vivê-la como mensageiros da palavra de Deus, para que no mundo haja paz e harmonia entre os homens e entre as comunidades.


E para que a nossa missão tenha sucesso, nós temos que edificar uma Igreja segundo os desejos de Deus, expostos na Escritura e divulgados pelo Magistério da Igreja.


Foi para isto que S. Paulo, depois da sua conversão, trabalhou como Apóstolo e viveu como Pastor, quer pregando quer escrevendo Cartas (Epístolas), para ajudar as comunidades por ele fundadas, entusiasmando aqueles que nelas trabalhavam como dirigentes ou como simples fiéis.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem