Pregação em Tessalônica

 



Autor: John Nascimento



Depois de Passar por Anfípole e por Apolónia, Paulo chegou a Tessalónica :

- “Segundo o seu costume, Paulo foi lá procura-los e, durante três sábados, discutiu com eles a partir das esrituras”.(Act.17,2).

Há aqui um certo paralelismo com o que Jesus fazia em Nazaré :

- “Segundo o Seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler”.(Lc.4,16).

Nas viagens, chegavam às cidades e ensinavam nas sinagogas aos sábados, “segundo o seu costume”.

Jesus, tomando as Escrituras anunciando o Messias falavam a respeito de Si mesmo.

Paulo, dá o significado de duas partes da Escritura, segundo a qual era suposto que o Messias havia de sofrer e, depois de morto havia de ressuscitar, provando assim que Jesus era o Messias.

Em todo o Novo Testamento só o Evangelho de Lucas e os Actos dos Apóstolos dão a prova de que Jesus é o Cristo.

Habitualmente o Novo Testamento verdadeiramente afirma que Jesus deu cumprimento às profecias ou que Cristo que morreu pelos nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia.

O argumento de Lucas é o de que era suposto que Cristo havia de morrer e ressuscitar de entre os mortos.

E em conclusão, afirma que Jesus morreu e ressuscitou, portanto Jesus era o Cristo ou Messias.

Lucas está a usar uma persuasão grega, segundo a sua cultura, não apenas para dizer, mas também para provar que Jesus é o Cristo. Normalmente estas afirmações constituem um argumento constante na apologética cristã, que é uma explicação razoável para a fé cristã contra toda a oposição e, portanto Lucas não tem medo de usar esta argumentação para defender a sua fé.

Os resultados desta argumenação são vários e assim, alguns dos ouvintes de Paulo ficam persuadidos e muitos dos tementes a Deus embora gregos incircuncisos bem como algumas mulheres influents, juntam-se aos judeus que Paulo já persuadiu. Portanto, as explicações de Lucas constituem também para Paulo, um argumento geral para a sua missão. Só os judeus invejosos é que não gostaram e voltaram-se contra Paulo como já o tinham feito antes :

- “A presence da multidão encheu os judeus de inveja, e responderam com blasfémias ao que Paulo dizia”.(Act.13,45).

Tal como o irmão mais velho do filho pródigo se revoltou contra o irmão pecador, porque sempre tinha sido fiel a seu pai, assim os judeus, que sempre se julgaram fiéis a Deus, se revoltam contra os pagãos convertidos, porque os consideravam como sem Deus e sem moralidade, e voltaram a promover uma perseguição :

- “Mas os judeus, enchendo-se de inveja, aliciaram alguns indivíduos da escória do povo, provocando ajuntamentos e espalharam a agitação pela cidade. Assaltaram a casa de Jasão à procura deles para os levarem à assembleia do povo”.(Act.17,5).

É que Jasão hospedava Paulo e Silas. Paulo e Silas partiram de noite para a Bereia, uma cidade a 65 km. de Tessalónica, onde foram também anunciar a palava de Deus,, o que provocou novas agitações :

- “Mas, quando os judeus de Tessalónica souberam que Paulo também anunciava a palavra de Deus em Bereia, foram lá provocar a agitação e a discórdia entre o povo”.(Act.17,13).

Mas os judeus de Bereia eram mais compreensivos e aceitaram bem Paulo e estudavam as Ecsrituras. Diariamente, para se informarem melhor. A carta que Paulo escreveu aos Tessalonicenses confirma que a igreja deles era capaz de se manter fiel apesar dos problemas.

Outra evidência dos Actos é a de que a hostilidade dos judeus era tão profunda que eles eram capazes de seguir Paulo em longas distâncias só para fazerem provocações nas cidades para onde Paulo se dirigia.

E foi assim que os irmão de Bereia aconselharam Paulo a partir, ficando lá apenas Silas e Timóteo a dirigir a igreja até que Paulo voltasse.

Entretanto Paulo foi para Atenas

1 Comentários

  1. I like what you guys are usually up too. This type of clever work and coverage! Keep up the good works guys I’ve included you guys to blogroll.
    메이저사이트
    온라인경마

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu Comentário:

Postagem Anterior Próxima Postagem